Jornal do Brasil

Ciência e Tecnologia

Morre no Rio acadêmico Pedro Sampaio, referência da neurologia brasileira 

Academia Nacional de Medicina perde hoje uma de suas grandes inteligências

Faleceu na madrugada de hoje, aos 92 anos, o queridíssimo Acadêmico Emérito Pedro Monteiro Sampaio.

Expoente da neurocirurgia nacional, nasceu na cidade de Parnaíba, no Piauí, em 12 de fevereiro de 1924. Formou-se na Faculdade Nacional de Medicina, pela antiga Universidade do Brasil, onde concluiu doutorado e lecionou neurologia.  

Ao longo de sua profícua vida Acadêmica, na qual foi Professor Titular e Chefe do Serviço de Neurocirurgia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Hospital Pedro Ernesto, publicou mais de 140 trabalhos científicos e participou em mais de 500 eventos acadêmicos.

Pedro Sampaio
Pedro Sampaio

Sempre atualizadíssimo, de inteligência brilhante, eloquente e adorado pelos seus pares, o Acadêmico Pedro Monteiro Sampaio trabalhou ininterruptamente no seu consultório particular até poucos dias antes do seu falecimento. Foi um Acadêmico muito comunicativo e de forte presença.

No dia 2 de junho de 2016 compareceu à Sessão da Academia Nacional de Medicina, onde conversou ativamente com seus pares, como era do seu costume. Alguns dias depois sentiu-se mal e foi internado com complicações de insuficiência renal, vindo a falecer na madrugada de hoje.

A Academia Nacional de Medicina hoje amanheceu triste e ficou mais pobre.

Acadêmico Francisco J. B. Sampaio

Presidente, Academia Nacional de Medicina

Fonte: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2016/07/08/morre-no-rio-academico-pedro-sampaio-referencia-da-neurologia-brasileira/