Exame Motor
Exame Motor:
I- Fala
0 – Normal
1- Leve, perda de expressão, dicção e / ou volume
2- Monótona, arrastada mas compreensível , moderadamente comprometida
3- Acentuadamente comprometida
4- Ininteligível
II- Expressão Facial
0- Normal
1- Hipomimia mínima, « poker face »
2- diminuição leve
3- Hipomimia moderada, lábios separados esporadicamente
4- Fácies fixa, cérea, lábios separados (5mm)
III- Tremor em Repouso – Mandíbula
0- Ausente
1- Leve e presente ocasionalmente
2- Leve em amplitude e persistente, ou moderado em amplitude mas intermitente
3- Moderado em amplitude e presente a maior parte do tempo
4- Acentuado em amplitude e presente a maior parte do tempo
IV-Tremor de Repouso Extremidade Superior
0- Ausente
1- Leve e presente ocasionalmente
2- Leve em amplitude e persistente, ou moderado em amplitude mas intermitente
3- Moderado em amplitude e presente a maior parte do tempo
4- Acentuado em amplitude e presente a maior parte do tempo
V- Tremor em Repouso -Extremidade Inferior
0- Ausente
1- Leve e presente ocasionalmente
2- Leve em amplitude e persistente, ou moderado em amplitude mas intermitente
3- Moderado em amplitude e presente a maior parte do tempo
4- Acentuado em amplitude e presente a maior parte do tempo
VI – Tremor Postural ou de Intenção
0- Ausente
1- Leve, presente com a ação
2- Moderado em amplitude, presente com ação
3- Moderado em amplitude ,postural e de intenção
4- Acentuado em amplitude, interfere com a alimentação
VII- Rigidez
(Avaliada na movimentação passiva das grandes articulações com o paciente sentado e relaxado, roda-denteada ignorada).
0- Ausente
1- Leve ou detectada apenas quando sob manobras de ativação.
2- Leve a moderada
3- Acentuada porém consegue-se o movimento em toda a sua amplitude com facilidade.
4- Severa , dificuldade em obter o movimento em toda sua amplitude
VIII – Batidas dos dedos
( paciente bate o polegar contra o indicador em rápida sucessão com a maior amplitude possível cada mão separadamente.
0- Normal
1- Leve alentecimento ou redução da amplitude
2- Comprometimento moderado, fadiga precoce definida. Pode apresentar ocasional interrupção do movimento.
3- Comprometimento Severo. Freqüente hesitação em iniciar o movimento ou interrupções.
4 – Executa a tarefa com grande dificuldade.
IX- Movimentos Manuais
( Paciente abre e fecha as mãos em rápida sucessão com a maior amplitude possível, cada mão separadamente).
0 – Normal
1 – Leve alentecimento ou redução na amplitude
2 – Comprometimento Moderado, fadiga precoce definida. Pode apresentar ocasional interrupção do movimento.
3 – Comprometimento severo. Freqüente hesitação em iniciar o movimento ou interrupções
4 – Executa tarefa com grande dificuldade
X- MovimentosAlternados rápidos das mãos
(movimentos alternados de pronação e supinação das mãos, o mais rápido possível ao mesmo tempo).
0- Normal
1- Leve alentecimento ou redução na amplitude
2- Comprometimento Moderado, fadiga precoce definida. Pode apresentar ocasional interrupção do movimento.
3- Comprometimento severo. Freqüente hesitação em iniciar o movimento ou interrupções
4- Executa tarefa com grande dificuldade
XI- Agilidade das Pernas
(Paciente bate o Calcanhar no chão em rápida sucessão, levantando toda perna, amplitude
deve ser em torno de 8cm).
0- Normal
1- Leve alentecimento ou redução na amplitude
2- Comprometimento moderado, fadiga precoce definida. Pode apresentar ocasional interrupção do movimento.
3- Comprometimento severo. Freqüente hesitação em iniciar o movimento ou interrupções
4- Executa a tarefa com grande dificuldade
XII- Levantando-se da Cadeira
(Paciente tenta levantar-se da cadeira com encosto reto, com os braços cruzados sobre o peito).
0- Normal
1- Lento ou necessita mais de uma tentativa
2- Auxilia-se empurrando os braços da cadeira
3- Tende a cair para trás e pode necessitar mais de uma tentativa, porém consegue sem auxílio
4- Incapaz de levantar-se sem auxílio
XIII- Postura
0- Normal
1- Não ereto completamente, postura levemente curvada, poderia ser normal para pessoas idosas
2- Postura moderadamente curvada, definitivamente anormal, pode ser levemente curvada para um lado
3- Postura severamente curvada com cifose, pode ser moderadamente curvada para um lado.
4- Flexão acentuada com extrema anormalidade de postura
XIV- Marcha
0- Normal
1- Anda lentamente, pode arrastar os pés com pequenos passos, ausência de festinação ou propulsão
2- Anda com dificuldade, precisa pouco ou nenhum auxílio; pode ter alguma festinação, pequenos passos ou propulsão
3- Severo distúrbio de marcha, necessita auxílio
4- Não pode caminhar mesmo com auxílio
XV- Estabilidade Postural
(Resposta ao súbito deslocamento posterior produzido pôr impulso nos ombros, enquanto o paciente ereto, olhos abertos e pés levemente separados. Paciente preparado).
0- Normal
1- Retropulsão mas recupera-se sem auxílio
2- Ausência de resposta postural, pode cair se não seguro pelo examinador
3- Muito instável, tende a perder equilíbrio espontaneamente
4- Incapaz de permanecer em pé sem auxílio
XVI- Bradicinesia e Hipocinesia Corporal
(Combinando lentidão, hesitância, diminuição balanço dos braços, pequena amplitude e pobreza dos movimentos em geral).
0- Nenhum
1- Alentecimento mínimo, dando ao movimento um caráter deliberado, pode ser normal para algumas pessoas. Possivelmente amplitude reduzida
2 – Leve grau de alentecimento e pobreza do movimento, que é definitivamente anormal alternativamente alguma redução de amplitude.
3- Moderado alentecimento, pobreza ou amplitude do movimento.
4 – Alentecimento acentuado ou pequena amplitude do movimento.
ESTÁGIOS DA SÍNDROME DE PARKINSON
I – ESCALA DE HOEHN E YAHR ( modificada )
Estádios
0 – Ausência de sinais da doença
1 – Doença Unilateral
1,5 – Unilateral mais envolvimento axial
2 – Doença bilateral sem comprometimento do equilíbrio postural
2,5 – Doença bilateral, leve, com recuperação no teste de estabilidade postural
3 – Doença bilateral, leve, moderada, alguma instabilidade postural fisicamente independente
4 – Incapacidade sereva, ainda capaz de andar ou levantar-se sem auxílio
5 – Limitado à cadeira de rodas ou cama exceto se auxiliado
II – ESCALA DE ATIVIDADES DIÁRIAS DE SCHWAB E ENGLAND
(modificada)
100% – Completamente independente. Capaz de realizar todas as atividades diárias sem lentidão, dificuldade ou comprometimento. Essencialmente normal.
90% – Completamente independente. Capaz de realizar todas atividades diárias, com algum grau de lentidão, dificuldade e comprometimento. Pode demorar o dobro. Começando ficar consciente da dificuldade.
80% – Completamente independente na maioria das atividades. Demora o dobro. Consciente da dificuldade lentidão
70% – Não Completamente independente. Maior dificuldade em algumas atividades. Três a quatro vezes mais demorado em algumas. Pode gastar uma grande parte do dia com elas.
60% – Alguma dependência. Pode realizar a maioria das atividades, mas é excessivamente lento e faz muito esforço. Algumas impossíveis.
50% – Mais dependente. Metade das atividades com auxílio, mas lento. Dificuldade com tudo
40% – Muito dependente. Participa de todas as atividades, mas poucas sozinho.
30% – Com esforço consegue realizar poucas atividades, ou iniciá-las sozinho. Necessita de muito auxilio.
20% – Nada realiza só. Pode ser auxiliada em algumas atividades. Invalidez severa.
10% – Totalmente dependente, desamparado. Completamente inválido.
0% – Ausência de controle de funções vegetativas como deglutição, micção e evacuação. Restrito ao leito.
MINI MENTAL STATE
Folstein et al. 1960
J. Psychiat Res 12: 189-198 , 1975.
PONTUAÇÃO
ORIENTAÇÃO……………………………………………………………………………..TOTAL 10 PTS
1- Qual é o dia da semana?
2- Qual é o dia do mês?
3- Qual é o mês?
4- Qual é a estação?
5- Qual é o ano?
6- Onde estamos agora?
7- Em que andar estamos?
8- Em que cidade estamos?
9- Em qual estado estamos?
10- Em qual País estamos?
REGISTRO………………………………………………………………………………….TOTAL 3 PTS
11- Repita as seguinte palavras: « limão,chave ,balão»
(Examinador pronuncia as palavras na freqüência de uma pôr segundo, repetir até 5 vezes).
ATENÇÃO E CÁLCULO……………………………………………………………..TOTAL 5 PTS
12- Subtraia 7 de 100 e faça 5 subtrações (Cada subtração correta anote)
MEMÓRIA………………………………………………………………………………….TOTAL 3 PTS
13- Pode se lembrar das palavras que disse há pouco?
NOMEAR……………………………………………………………………………………TOTAL 1 PT
14- O que é isto ( mostre uma caneta)
15- O que é isto ( mostre um relógio )
REPETIÇÃO……………………………………………………………………………….TOTAL 1 PT
16- Repita a frase. « Nem aqui, nem ali, nem lá.»
COMANDO EM TRÊS ESTÁGIOS………………………………………………TOTAL 3 PTS
17- Obedeça um comando em 3 etapas: « Pegue esse pedaço de papel,
dobre-o ao meio, e coloque-o sobre mesa»
LEITURA……………………………………………………………………………………TOTAL 1 PT
18- Leia e obedeça a ordem escrita no papel. ( “Feche os olhos”)
ESCRITA……………………………………………………………………………………TOTAL 1 PT
19- Escreva uma sentença de sua escolha neste papel
CÓPIA……………………………………………………………………………………………..TOTAL 1 PT