Exame Motor

Exame Motor:
I- Fala

0 – Normal

1- Leve, perda de expressão, dicção e / ou volume

2- Monótona, arrastada mas compreensível , moderadamente comprometida

3- Acentuadamente comprometida

4- Ininteligível

II- Expressão Facial

0- Normal

1- Hipomimia mínima, « poker face »

2- diminuição leve

3- Hipomimia moderada, lábios separados esporadicamente

4- Fácies fixa, cérea, lábios separados (5mm)

III- Tremor em Repouso – Mandíbula

0- Ausente

1- Leve e presente ocasionalmente

2- Leve em amplitude e persistente, ou moderado em amplitude mas intermitente

3- Moderado em amplitude e presente a maior parte do tempo

4- Acentuado em amplitude e presente a maior parte do tempo

IV-Tremor de Repouso Extremidade Superior

0- Ausente

1- Leve e presente ocasionalmente

2- Leve em amplitude e persistente, ou moderado em amplitude mas intermitente

3- Moderado em amplitude e presente a maior parte do tempo

4- Acentuado em amplitude e presente a maior parte do tempo

V- Tremor em Repouso -Extremidade Inferior

0- Ausente

1- Leve e presente ocasionalmente

2- Leve em amplitude e persistente, ou moderado em amplitude mas intermitente

3- Moderado em amplitude e presente a maior parte do tempo

4- Acentuado em amplitude e presente a maior parte do tempo

VI – Tremor Postural ou de Intenção

0- Ausente

1- Leve, presente com a ação

2- Moderado em amplitude, presente com ação

3- Moderado em amplitude ,postural e de intenção

4- Acentuado em amplitude, interfere com a alimentação

VII- Rigidez

(Avaliada na movimentação passiva das grandes articulações com o paciente sentado e relaxado, roda-denteada ignorada).

0- Ausente

1- Leve ou detectada apenas quando sob manobras de ativação.

2- Leve a moderada

3- Acentuada porém consegue-se o movimento em toda a sua amplitude com facilidade.

4- Severa , dificuldade em obter o movimento em toda sua amplitude

VIII – Batidas dos dedos

( paciente bate o polegar contra o indicador em rápida sucessão com a maior amplitude possível cada mão separadamente.

0- Normal

1- Leve alentecimento ou redução da amplitude

2- Comprometimento moderado, fadiga precoce definida. Pode apresentar ocasional interrupção do movimento.

3- Comprometimento Severo. Freqüente hesitação em iniciar o movimento ou interrupções.

4 – Executa a tarefa com grande dificuldade.

IX- Movimentos Manuais

( Paciente abre e fecha as mãos em rápida sucessão com a maior amplitude possível, cada mão separadamente).

0 – Normal

1 – Leve alentecimento ou redução na amplitude

2 – Comprometimento Moderado, fadiga precoce definida. Pode apresentar ocasional interrupção do movimento.

3 – Comprometimento severo. Freqüente hesitação em iniciar o movimento ou interrupções

4 – Executa tarefa com grande dificuldade

X- MovimentosAlternados rápidos das mãos

(movimentos alternados de pronação e supinação das mãos, o mais rápido possível ao mesmo tempo).

0- Normal

1- Leve alentecimento ou redução na amplitude

2- Comprometimento Moderado, fadiga precoce definida. Pode apresentar ocasional interrupção do movimento.

3- Comprometimento severo. Freqüente hesitação em iniciar o movimento ou interrupções

4- Executa tarefa com grande dificuldade

XI- Agilidade das Pernas

(Paciente bate o Calcanhar no chão em rápida sucessão, levantando toda perna, amplitude

deve ser em torno de 8cm).

0- Normal

1- Leve alentecimento ou redução na amplitude

2- Comprometimento moderado, fadiga precoce definida. Pode apresentar ocasional interrupção do movimento.

3- Comprometimento severo. Freqüente hesitação em iniciar o movimento ou interrupções

4- Executa a tarefa com grande dificuldade

XII- Levantando-se da Cadeira

(Paciente tenta levantar-se da cadeira com encosto reto, com os braços cruzados sobre o peito).

0- Normal

1- Lento ou necessita mais de uma tentativa

2- Auxilia-se empurrando os braços da cadeira

3- Tende a cair para trás e pode necessitar mais de uma tentativa, porém consegue sem auxílio

4- Incapaz de levantar-se sem auxílio

XIII- Postura

0- Normal

1- Não ereto completamente, postura levemente curvada, poderia ser normal para pessoas idosas

2- Postura moderadamente curvada, definitivamente anormal, pode ser levemente curvada para um lado

3- Postura severamente curvada com cifose, pode ser moderadamente curvada para um lado.

4- Flexão acentuada com extrema anormalidade de postura

XIV- Marcha

0- Normal

1- Anda lentamente, pode arrastar os pés com pequenos passos, ausência de festinação ou propulsão

2- Anda com dificuldade, precisa pouco ou nenhum auxílio; pode ter alguma festinação, pequenos passos ou propulsão

3- Severo distúrbio de marcha, necessita auxílio

4- Não pode caminhar mesmo com auxílio

XV- Estabilidade Postural

(Resposta ao súbito deslocamento posterior produzido pôr impulso nos ombros, enquanto o paciente ereto, olhos abertos e pés levemente separados. Paciente preparado).

0- Normal

1- Retropulsão mas recupera-se sem auxílio

2- Ausência de resposta postural, pode cair se não seguro pelo examinador

3- Muito instável, tende a perder equilíbrio espontaneamente

4- Incapaz de permanecer em pé sem auxílio

XVI- Bradicinesia e Hipocinesia Corporal

(Combinando lentidão, hesitância, diminuição balanço dos braços, pequena amplitude e pobreza dos movimentos em geral).

0- Nenhum

1- Alentecimento mínimo, dando ao movimento um caráter deliberado, pode ser normal para algumas pessoas. Possivelmente amplitude reduzida

2 – Leve grau de alentecimento e pobreza do movimento, que é definitivamente anormal alternativamente alguma redução de amplitude.

3- Moderado alentecimento, pobreza ou amplitude do movimento.

4 – Alentecimento acentuado ou pequena amplitude do movimento.

ESTÁGIOS DA SÍNDROME DE PARKINSON

I – ESCALA DE HOEHN E YAHR ( modificada )

Estádios

0 – Ausência de sinais da doença

1 – Doença Unilateral

1,5 – Unilateral mais envolvimento axial

2 – Doença bilateral sem comprometimento do equilíbrio postural

2,5 – Doença bilateral, leve, com recuperação no teste de estabilidade postural

3 – Doença bilateral, leve, moderada, alguma instabilidade postural fisicamente independente

4 – Incapacidade sereva, ainda capaz de andar ou levantar-se sem auxílio

5 – Limitado à cadeira de rodas ou cama exceto se auxiliado

II – ESCALA DE ATIVIDADES DIÁRIAS DE SCHWAB E ENGLAND

(modificada)

100% – Completamente independente. Capaz de realizar todas as atividades diárias sem lentidão, dificuldade ou comprometimento. Essencialmente normal.

90% – Completamente independente. Capaz de realizar todas atividades diárias, com algum grau de lentidão, dificuldade e comprometimento. Pode demorar o dobro. Começando ficar consciente da dificuldade.

80% – Completamente independente na maioria das atividades. Demora o dobro. Consciente da dificuldade lentidão

70% – Não Completamente independente. Maior dificuldade em algumas atividades. Três a quatro vezes mais demorado em algumas. Pode gastar uma grande parte do dia com elas.

60% – Alguma dependência. Pode realizar a maioria das atividades, mas é excessivamente lento e faz muito esforço. Algumas impossíveis.

50% – Mais dependente. Metade das atividades com auxílio, mas lento. Dificuldade com tudo

40% – Muito dependente. Participa de todas as atividades, mas poucas sozinho.

30% – Com esforço consegue realizar poucas atividades, ou iniciá-las sozinho. Necessita de muito auxilio.

20% – Nada realiza só. Pode ser auxiliada em algumas atividades. Invalidez severa.

10% – Totalmente dependente, desamparado. Completamente inválido.

0% – Ausência de controle de funções vegetativas como deglutição, micção e evacuação. Restrito ao leito.

MINI MENTAL STATE

Folstein et al. 1960

J. Psychiat Res 12: 189-198 , 1975.

PONTUAÇÃO

ORIENTAÇÃO……………………………………………………………………………..TOTAL 10 PTS

1- Qual é o dia da semana?

2- Qual é o dia do mês?

3- Qual é o mês?

4- Qual é a estação?

5- Qual é o ano?

6- Onde estamos agora?

7- Em que andar estamos?

8- Em que cidade estamos?

9- Em qual estado estamos?

10- Em qual País estamos?

REGISTRO………………………………………………………………………………….TOTAL 3 PTS

11- Repita as seguinte palavras: « limão,chave ,balão»

(Examinador pronuncia as palavras na freqüência de uma pôr segundo, repetir até 5 vezes).

ATENÇÃO E CÁLCULO……………………………………………………………..TOTAL 5 PTS

12- Subtraia 7 de 100 e faça 5 subtrações (Cada subtração correta anote)

MEMÓRIA………………………………………………………………………………….TOTAL 3 PTS

13- Pode se lembrar das palavras que disse há pouco?

NOMEAR……………………………………………………………………………………TOTAL 1 PT

14- O que é isto ( mostre uma caneta)

15- O que é isto ( mostre um relógio )

REPETIÇÃO……………………………………………………………………………….TOTAL 1 PT

16- Repita a frase. « Nem aqui, nem ali, nem lá.»

COMANDO EM TRÊS ESTÁGIOS………………………………………………TOTAL 3 PTS

17- Obedeça um comando em 3 etapas: « Pegue esse pedaço de papel,

dobre-o ao meio, e coloque-o sobre mesa»

LEITURA……………………………………………………………………………………TOTAL 1 PT

18- Leia e obedeça a ordem escrita no papel. ( “Feche os olhos”)

ESCRITA……………………………………………………………………………………TOTAL 1 PT

19- Escreva uma sentença de sua escolha neste papel

CÓPIA……………………………………………………………………………………………..TOTAL 1 PT